Tarumã recebe prêmio de 500 mil reias com Projeto Inovador de Saúde - Telemedicina

Tarumã, 23 de março de 2022

Uma noite pra entrar pra história! Terça-feira, 22 de março de 2022, Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes em São Paulo – sede do Governo Paulista, local da Cerimônia de Premiação da terceira edição do Concurso de Boas Práticas “Cases Inovadores 2022” promovidos pelo Programa Parcerias Municipais, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em que a cidade de Tarumã, mais uma vez, concorreu com três projetos inscritos na área da saúde (vencedor), Educação e Empreendedorismo.

Autoridades, convidados, casa cheia e a expectativa do anúncio dos vencedores. Tarumã estava lá, representada pelo prefeito Oscar Gozzi, vice-prefeito Fernandes Baratela, vereadores, secretários e colaboradores. Veio o anúncio e Tarumã vence com o Projeto “Tarumã do Futuro com Gente Feliz - Telemedicina” que atua para reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

Tarumã utiliza a “inteligência artificial (IA) telemedicina'' para realizar o atendimento às doenças cardiovasculares crônicas resultando uma diminuição de 21% dos óbitos por doenças cardiovasculares e 25% dos óbitos prematuros por doenças circulatórias. Além da baixa nos casos de mortalidade, o custo médio por consulta diminuiu 60%.

O projeto que implementou a telemedicina no setor público focado em cardiologia, fruto de parceria entre a prefeitura de Tarumã e a empresa Isalut foi pioneiro no país.

A telemedicina, além de potencializar a prestação de cuidados aos pacientes, também contribuiu com a redução da receita relacionada aos gastos em saúde e otimizou a utilização de recursos pelo município. O valor do prêmio, 500 mil reais, será aplicado na reforma do PSF Centro.

A premiação foi conduzida pelo coordenador do programa Renan Bastianon e pela gerente de projetos da FIPE Rosane Ribeiro. O secretário Marco Vinholi, o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia fizeram a entrega do troféu e do cheque simbólico de R$ 500 mil a cada um dos municípios. O valor será concedido por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Foram 191 práticas cadastradas no concurso. Foi selecionada uma prática vencedora para cada um dos oito desafios do programa e uma na categoria Multidesafio. Os vencedores foram escolhidos com base nos resultados, replicabilidade e no caráter inovador.

Prefeitura de Tarumã, Tarumã do futuro com gente feliz!