Tarumã vence mais uma edição do Dia do Desafio

Tarumã, 31 de maio de 2012

A cidade de Tarumã venceu mais uma edição do Dia do Desafio que foi realizado no dia 30 de maio.

Escolas de base, empresas, organizações e poder público se organizaram para mobilizar o maior numero de pessoas no município, para enfrentar a cidade de Plácido de Castro do Estado do Acre. Tarumã venceu com 75,01 % de participação contra 15,28%.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolveram em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.

Durante todo o dia a equipe da Secretaria Municipal de esportes e turismo percorreu e organizou em todo o município ações para que a população e usuários de projetos pudessem realizar as atividades. Ginástica laboral, caminhada e passeio ciclístico fizeram parte da programação.

A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Sobre o Dia do Desafio História

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A idéia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A idéia teve seqüência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Assessoria de Comunicação PMT