Última Audiência Pública da Saúde revelou amplo trabalho realizado pela Farmácia Municipal de Tarumã

Tarumã, 6 de novembro de 2013

Nos últimos 04 meses a Farmácia Municipal de Tarumã atendeu uma média de 24 mil clientes, perfazendo uma média mensal de seis mil clientes, sendo que ao dia são atendidas em média 300 pessoas e por semana mais de 1200 pessoas, sendo atendidas e orientadas pela equipe de trabalho da farmácia.

Foram prescritos nesses últimos quatro meses, cerca de 40.236 tipos de medicamentos, dando uma média mensal de 10.059 tipos, totalizando por dia cerca de 457 tipos e por semana 2.286 tipos diferentes.

Foram fornecidos para a população em 04 meses mais de 36 mil medicamentos, sendo que mensalmente corresponde a uma média de nove mil, totalizando por dia 416 tipos de medicamentos entregue e por semana 2.080 são fornecidos.

Além disso, a farmácia conta com o apoio do CIVAP, que disponibiliza uma lista contendo medicamentos para a manipulação, que nesses 04 meses totalizaram 2.028 medicamentos manipulados, e mensalmente 507 medicamentos, diariamente em média 23 medicamentos são manipulados e semanalmente 115 medicamentos.

Programas Oferecidos:

• Dose Certa – FURP Medicamentos Essenciais (Fornecimento Ministério da Saúde) 46 tipos de medicamentos.
  • Dose Certa – “Saúde da Mulher” – 11 tipos de medicamentos
  • Dose Certa – “Saúde da Mental” – 24 tipos de medicamentos
  • “Alto Custo” – Medicamentos Excepcionais – Medex – tratamento de doenças crônicas, de custo elevado e inacessíveis para quem necessita, atualmente tem cadastrado 237 pacientes.
  • Glaucoma – colírios fornecidos pela DRS – Assis que serão transferidos a partir do mês de novembro para o Alto Custo – Medex, obedecendo portaria do Ministério da Saúde – são oferecidos 09 tipos de colírios e 58 pacientes são cadastrados e atendidos atualmente.
  • Insulinas Comuns 02 tipos NPH e Regular – No Programa Diabetes são cadastrados 203 pacientes.
  • Insulinas Especiais, 03 tipos, Lantus, Lispro e Novorapid – No Programa sendo cadastrados 08 pacientes.

Assim como todos os municípios, devem seguir o Rename (Relação Nacional de Medicamentos) para se criar uma padronização adequada com as doenças mais relevantes e destacáveis, que é atualizado anualmente pelo Ministério da Saúde, criamos em Tarumã, o Remume (Relação Municipal de Medicamentos) que neste ano conta com um elenco com 410 tipos de medicamentos diferentes, indo muito além do exigido pelo MS, destacando Tarumã como modelo e exemplo de respeito á Saúde do cidadão.

Destaque importante no trabalho da equipe da farmácia fica por conta, do Projeto Descarte Consciente de Medicamentos, que além de arrecadar grande quantidade de medicamentos vencidos, conscientiza a população da enorme importância de descartar os medicamentos em local adequado, evitando contaminação do meio ambiente e o risco de acidentes domésticos.

Assessoria de Comunicação PMT.