Undime Regional realiza reunião

Tarumã, 19 de junho de 2013

Nesta quinta-feira 13 de junho, em Platina, aconteceu a terceira reunião da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) Regional Assis. Reuniram-se representantes das Secretarias municipais de Tarumã, Platina, Palmital, Cândido Mota, Maracaí, Florínea e Cruzália.

A Secretária de Educação e Cultura do município de Tarumã, senhora Luciene Garcia Ferreira e Silva, presidente regional da entidade, dirigiu a reunião, cujo principal foco foi o relato por parte da presidente sobre a 3ª Reunião Ordinária do Conselho de Representantes UNDIME-SP – Biênio 2013/2014 que aconteceu no dia 04/06, na sede da UNDIME em São Paulo. Dentre os assuntos tratados, falou-se sobre a substituição de cargo da Secretaria de Comunicação da Diretoria Executiva da UNDIME-SP, por conta da saída da Prof.ª Selma do Carmo, a Prof.ª Luciene Garcia Ferreira da Silva, DME de Tarumã assumiu o cargo, visto que foi eleita no Fórum como Primeira Vogal. Além disso, foram tratados assuntos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014, CONVIVA Educação e Programa Mais Cultura nas Escolas, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE).

Além disso, Luciene também pôde descrever a experiência da viagem à Chapada Diamantina onde, a convite de um grupo de prefeitos locais, relatou as experiências que têm dado certo no município de Tarumã em evento promovido pela comissão dos Municípios do Território Chapada, com o apoio do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), nos dias 07 e 08 de junho.

Fazem parte da UNDIME Regional Assis, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída no dia 10 de outubro de 1986. Sua sede se localiza na capital da República, em Brasília. De lá é coordenada toda a rede de participação de seus membros e seccionais, dando destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação de políticas educacionais. A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. A Undime organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos e, além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Estabelece, também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.

Colaborou: Adriana Dias Souza Silva – Coordenadora de Programas