Univesp abre inscrições para vestibular 2020

Tarumã, 12 de novembro de 2019

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) abre as inscrições até o dia 14 de novembro de 2019, às 15h, para os seis cursos à distância oferecidos pela instituição, são eles: Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia, além dos cursos voltados ao eixo de Computação como: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, com o início das aulas previsto para o começo de fevereiro. As inscrições poderão ser realizadas no site da Univesp, no endereço vestibular.univesp.br.

A Universidade está dispondo mais de 16 mil vagas para o vestibular anual de 2020, em mais de 300 municípios. Este é o maior processo seletivo tanto em extensão territorial, quanto ao número de vagas gratuitas disponibilizadas no ensino superior paulista. Tanto é que não há limite de idade, ou seja, qualquer pessoa que tenha concluído ou que ainda concluirá o ensino médio até o período da matrícula pode se inscrever.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00 reais, sendo que todos os inscritos que estiverem regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desempregados, estudantes em curso pré-vestibular ou superior em nível de graduação, pós-graduação, que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, terão a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017.

O exame será realizado no dia 1º de dezembro de 2019, às 13 horas, de forma presencial em diversas regiões do Estado de São Paulo. A lista completa dos locais da prova está disponível em: vestibular.univesp.br. Já o gabarito oficial será divulgado no dia 2 de dezembro de 2019, no próprio site do vestibular.

Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o vestibular de 2020 foi planejado para atender um número grande de municípios, com intuito de ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. “Durante o ano, intensificamos as vistorias em unidades presenciais e contamos com o apoio das prefeituras e órgãos parceiros para oferecer vagas. Acredito que levar educação de qualidade é um compromisso de Governo. Estamos cumprindo o nosso papel de inclusão e de compartilhamento do conhecimento, o bem mais precioso da atualidade”, ressalta Rodolfo.

De acordo com Azevedo, os alunos do eixo de Computação, após um ano e meio de aulas, optarão entre um dos três cursos: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação. “Para esse processo seletivo, seguimos o parecer 266/2011 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que normatiza o BTI. O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como BTI, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se formará engenheiro”, completa o presidente.

O mesmo processo aconteceu com os ingressantes das Licenciaturas. Assim como no vestibular passado, os alunos cursaram um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática e Pedagogia. Para o presidente da Univesp, essa é uma maneira dos estudantes terem mais flexibilidade para escolher a sua área, além de uma melhor integração com graduandos de outras habilitações.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir a videoaulas, acesso a material didático, biblioteca digital e plantão de dúvidas com tutores e facilitadores. Já os polos de ensino contam com uma infraestrutura de computadores, impressoras, acesso à internet e um ambiente para reuniões, provas, discussões em grupo e serviços de secretaria.

Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

Conheça o Cronograma do Vestibular Univesp  2020

•         Inscrições:  das 15h do dia 15/10 às 15h de 14/11

•         Isenção e redução de taxa: das 15h de 15/10 às 15h de 18/10

•         Resultados da redução e isenção: 30/10

•         Divulgação dos locais para as provas: 26/11

•         Aplicação da prova objetiva e redação: 01/12/2019, às 13h

•         Divulgação do gabarito no site do vestibular: 02/12/2019

•         Resultado da Prova: 20/01

•         Matrícula 1ª chamada: 27/01 a 29/01/2020

•         Matrícula 2ª chamada: 03/02/2020 a 04/02/2020

•         Matrícula 3ª chamada: 10/02/2020 a 11/02/2020

•         Início do período letivo: fevereiro de 2020

Sobre a Univesp

A Univesp é uma instituição criada em 2012, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o intuito exclusivamente da educação a distância. Entre seus principais parceiros, estão o Centro Paula Souza (CPS), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Com mais de 31 mil alunos matriculados e 373 polos no Estado de São Paulo, a Univesp está presente em mais de 48% do território paulista. Dentre os cursos oferecidos estão:  Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras, além do Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados.

Assessoria de Comunicação l PMT