Vigilância em Saúde orienta população sobre sujeira em terrenos baldios

Tarumã, 30 de janeiro de 2014

A Secretária Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde numa parceria com a Secretária Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, alerta a população, em especial proprietários de terrenos para a importância de manter os terrenos limpos.

De acordo com a Vigilância em Saúde o número de reclamações de terrenos com o mato alto com a presença de insetos prejudiciais a saúde tem aumentado muito nos últimos dias.

Segundo a Lei Municipal N° 096/94 de 29 de Março de 1994 a responsabilidade de manter os terrenos limpos é do proprietário e para evitar transtornos como multa é que o alerta é necessário, além do que, a falta de limpeza em terrenos baldios pode gerar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo e entulho e do crescimento do mato, fatores esses que facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

O primeiro passo para cada reclamação que chega à Vigilância, é a localização do proprietário do terreno. Após vistoria de um técnico na área, o dono do terreno é notificado tendo um prazo de 15 dias para providenciar a limpeza. No final desses 15 dias o fiscal volta e verifica se o terreno foi limpo e se encontra em perfeitas condições o que pode gerar multa para quem descumprir a Lei.

“É importante que os proprietários se conscientizem e mantenham seus terrenos limpos, pois sabemos que terrenos sujos são focos de proliferação de animais sinantrópicos, ou seja, aranhas, escorpiões, baratas, mosquitos, ratos e cobras” adverte Edna Cristina Silva - Coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Vale ressaltar também que o mato alto e o lixo podem viabilizar a formação de reservatórios de água, que se tornam criatórios para o mosquito da Dengue o que causa uma grande preocupação nessa época do ano onde com o aumento das chuvas, a situação fica ainda mais complicada” ressalta Karina Floriano Rosa- Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores.

“O ideal é manter limpas as áreas próximas das residências e terrenos baldios, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção” disse a Secretária Municipal da Saúde, Adriana Balejo que pede a colaboração da população para que a qualidade de vida seja cada vez melhor.

Assessoria de Comunicação PMT