Logo da Cidade de Tarumã

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

secretariobruno2021

Secretário Bruno Fonseca

Graduado em Administração (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com formação complementar nos EUA. É mestre em Bioinformática (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e doutorando em Informática (Universidade Federal do Paraná).

Profissionalmente atua há mais de 14 anos, nas áreas de tecnologia, controle e gestão. Já atuou na Prefeitura de Tarumã, NovAmérica Agrícola, Totvs, Tereos, e é um dos fundadores da Fitonildo Alimentação Saudável.

Voluntariamente ativo, já participou de duas diretorias da AETA, foi mentor do FomentaVale, organizador do Walking Together e de alguns hackathons.

A SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação vem apresentar uma nova estratégia de políticas públicas, com foco no aprimoramento e crescimento dos diversos setores da economia do município. O desafio é fazer o desenvolvimento em várias frentes e envolver os diversos segmentos governamentais e da sociedade civil.

A Secretaria pretende:

  • Estimular a atração, criação, preservação e ampliação de empresas do município.
  • Fortalecer a execução das políticas públicas do trabalho e de geração de renda no âmbito do município, além de incentivar ações de qualificação social e empresarial para o desenvolvimento da economia solidária.Aprimorar as relações da prefeitura com os diversos setores da economia local.
  • Apoiar a comunidade empresarial, por meio de planos, programas, projetos, informações, capacitações, linha de créditos, pesquisas e estudos.
  • Estimular o desenvolvimento econômico rural, em especial por meio do fomento à diversificação da produção agropecuária.
  • Promover e divulgar as potencialidades turísticas de Tarumã, apoiar a realização de feiras, exposições de negócios, viagens de incentivo, congressos municipais, estimulando a formação e o aperfeiçoamento de todos os envolvidos no processo.
  • Formular, planejar e implementar a política de fomento ao desenvolvimento econômico e tecnológico dos diversos setores do município.Promover a captação de recursos junto aos órgãos públicos estaduais e da união.
  • Auxiliar na implantação de ações que promovam melhorias na segurança pública, através de ações estratégicas e investimentos em tecnologia.  

MISSÃO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem por MISSÃO fomentar e elevar o nível econômico com ações direcionadas ao desenvolvimento local, atrair novos investimentos, aumentar a arrecadação e promover a geração de novos empregos e renda, visando a valorização e qualidade de vida dos munícipes.