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Serviços ao Cidadão

A Unidade Gerencial Básica Serviço ao Cidadão é responsável pelo gerenciamento dos setores: 

SEÇÃO DE TRÂNSITO TARUMÃ (DETRAN-SP)

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão que fiscaliza o trânsito dos veículos, ou seja, controla as respectivas jurisdições no território brasileiro. Dessa forma é possível ter um controle, além de poder fiscalizar e orientar novas formações de condutores. O DETRAN, no Brasil, é o responsável para avaliar a capacidade física, mental e psicológica daqueles que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse processo de avaliação é feito por meio de serviços médicos e psicológicos existentes nos DETRAN ou pelos seus credenciados.

No Estado de São Paulo, o Detran está ligado à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Ele possui Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS), vinculados a elas e mantidos em parcerias com as prefeituras em todo o Estado.

PROCON MUNICIPAL DE TARUMÃ

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tem por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.

O Procon foi o primeiro órgão a implementar o Programa de Municipalização da Defesa do Consumidor no Brasil, programa de extrema importância, não só pela divulgação da "PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR", como também pelo estabelecimento de um intercâmbio de informações entre os municípios e adoção de medidas conjuntas para a valorização e respeito à cidadania em todo o Estado de São Paulo.

Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação Procon é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.

A Fundação Procon-SP é o ente público pioneiro na defesa do consumidor do Brasil sendo considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão. Os frutos deste trabalho são colhidos a cada passo dado rumo ao equilíbrio e à harmonização das relações de consumo, e a incessante busca, inclusive por meio dos serviços oferecidos pela instituição, para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como facilitar o exercício da cidadania.  

  • Coordenador: Felipe Freire Batista
  • Contato: (18) 3373-4514
  • E-mail: felipe.batista@taruma.sp.gov.br
  • Horário de atendimento: Das 08h30 às 16h30                                                                                                 
  • Endereço: Rua Girassol, nº. 201, Centro – Ganha Tempo Municipal