Logo da Cidade de Tarumã

EJA

A Educação de Jovens e Adultos é um direito assegurado no Artigo 208 da Constituição Federal, ao tratar do dever do Estado em garantir a “educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria”. No Brasil, quase 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos se auto-declararam analfabetos (Pnad/IBGE 2015). A baixa escolarização da população adulta no Brasil se reflete também em Tarumã, onde estima-se que metade dessa população não concluiu o Ensino Fundamental.

A Educação de Jovens e Adultos de Tarumã encontra-se dividida em duas fases: Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano), na Escola Municipal “José Ozório de Oliveira” e Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, sob a responsabilidade da esfera estadual, nas Escolas Estaduais “Maria Magdalena de Oliveira - Dona Cota” e “David José Luz”.

A partir de 2017, o Projeto "Tarumã 100 anos", que visa aumentar o índice de Desenvolvimento Humano do município – IDH (Índice utilizado pela ONU para medir o Desenvolvimento dos países e municípios), trouxe a proposta de uma iniciativa que fortalecesse as ações da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que a Educação é um dos pilares da qualidade de vida e desenvolvimento humano de uma cidade. A partir de então vêm sendo realizadas diversas ações no sentido de ampliar a demanda e a oferta dessa modalidade de ensino, seja na esfera municipal, seja na esfera estadual.

Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos: Thaís Nascimento do Vale

Contato: 3373-4507 - Ramal 7308

thais.vale@taruma.sp.gov.br

Funcionamento da EJA:

Escola Municipal “José Ozório de Oliveira” - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Endereço: Avenida dos Lírios, 600 - Centro

Horários: 7h00 às 11h00; 13h00 às 17h00 (CCI) e 18h00 às 22h00.

Escola Estadual “David José Luz” - Ensino Fundamental II e Médio

Endereço: Avenida Paraná, 532 - Vila Dourados

Horário: 19h00 às 23h00

Escola Estadual “Maria Magdalena de Oliveira - Dona Cota” - Ensino Fundamental II e Médio

Endereço: Rua das Hortências, 164 - Centro

Horário: 19h00 às 23h00