Logo da Cidade de Tarumã

Alimentação

Central de Alimentação "Manoel Lopes da Cruz"

A alimentação escolar é essencial para o aprendizado dos alunos, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, formação de hábitos alimentares saudáveis, prevenção de doenças; como também, para evitar a evasão escolar e repetência.

A Central de Alimentação Escolar é o setor da Secretaria da Educação e Cultura responsável pelo fornecimento de refeições para todos os alunos da municipalidade, desde a creche até o ensino médio, compreendendo a rede Estadual e Municipal, sendo aproximadamente 10.070 refeições diárias, 201.400 refeições no mês e 2.014.000 no ano, realizando uma cobertura de 100% dos alunos inseridos no ensino escolar.

As refeições atende as Normas do Programa Nacional da Alimentação Escolar-FNDE, com a oferta do desjejum (café da manhã), almoço, lanche e jantar; como também refeições especificas( dieta) para alunos que apresentam patologias(diabetes, alergias alimentares e outros)

Cardápio

Os cardápios oferecidos aos alunos são de excelente qualidade, sendo elaborados de acordo com o hábito alimentar e patologia, alimentos de safra, disponibilidade de alimentos, custo e de acordo com a faixa etária.

Cardápio da Rede Municipal de Ensino:

Equipe

A equipe responsável pelo serviço da alimentação escolar corresponde: 01 nutricionista, 07 cozinheiras, 07 ajudantes, 01 assistente administrativo e 01 motorista, num total de 16 colaboradores, que desempenham o serviço com qualidade, eficiência, eficácia e com muita dedicação.

Estrutura Física

A unidade possui uma estrutura física e de equipamento adequado, favorecendo o controle de higiene, organização e segurança alimentar, possuindo distintos setores para cada tipo de serviço, como: recebimento, armazenamento (depósito e câmaras frias), pré-preparo (carne, hortaliças, frutas, massas), preparo (cocção), higienização e outros.

Transporte de Alimentos

Transporte da alimentação escolar: Realizado com 01 veículo , com atendimento de 10 unidades escolares, onde apresenta uma adaptações no interior, através de uma estrutura metálica, que favorece o serviço otimizado, higiênico, seguro, funcional, ergonómico, organizado e baixo custo. Modelo da estrutura interna para o atendimento do serviço de alimentação transportada* REGISTRO DE PATENTE.

Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

O CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, no mínimo, 7 (sete) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo, representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

A principal função  do CAE é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Baixe o decreto que dispõe sobre a nomeação dos membros do CAE (Arquivo PDF).

Central de Alimentação "Manoel Lopes da Cruz"
Nutricionista Responsável: Lucimar Adriana R. Dragonetti Girotti- CRN3 5897
Endereço: Rua das Andorinhas, 325 - Vila dos Pássaros
Horário de Atendimento: Das 08h às 16h50
Contato: 18 - 3373 4501
Email: centralalimentar@taruma.sp.gov.br